Aprenda a Usar a Iluminação Como Um Truque na Decoração

Profissionais como designers de interiores apontam que há vários truques assertivos para quem deseja reformar ou decorar casas e apartamentos. Um deles é saber como fazer o melhor uso da iluminação. É importante, por exemplo, para quem vai fazer a decoração no esquema “faça você mesmo”, saber que apontar a iluminação para os objetos queridinhos que estarão na casa, valoriza muito a concepção dos ambientes.

Poucas são as pessoas que sabem, por exemplo, que a posição dos refletores e o tipo de iluminação influenciam em como seus móveis e acessórios ficam na decoração. Quando a luz é direcionada, por exemplo, para um espelho pode gerar efeitos desagradáveis como reflexos em várias direções que podem incomodar as pessoas. Dessa forma, pode-se ou direcionar a luz para outros focos, como para aparador, se for uma peça que queira destacar, ou para objetos sobre o aparador criando um efeito legal sobre ele. Assim, cria-se um ambiente interessante, pois o espelho fica quase como uma “sombra” e as peças ficam com luz focada.

Outra dica está diretamente relacionada com a iluminação da cozinha. Quanto mais iluminada for, mais fácil será trabalhar no ambiente. No entanto, não se deve apenas fazer o uso da iluminação tradicional, concentrando as luminárias apenas na região central do teto. Se a cozinha tiver um balcão seco, o ideal é que haja alguns spots que possam iluminar o balcão. O mesmo vale para bancadas que servirão como mesas na cozinha.

Já nos banheiros, faça um bom aproveitamento da iluminação. Coloque lâmpadas em torno do espelho. Isto garante que não somente o visual do banheiro fique mais divertido, como também a área seja mais e melhor aproveitada. Com uma iluminação adequada, fazer uma maquiagem ou barba ficará muito mais fácil.

A mesma dica deve ser aplicada para a iluminação em halls de entrada. Muita gente se esquece de que no hall haverá  espelhos. Não aposte somente em luminárias no teto, ou sancas. Coloque spots ou lâmpadas também ao redor do espelho do hall. Mas aqui vale lembrar também que é preciso ter parcimônia e não sair colocando lâmpadas como se o local fosse apenas um camarim. Não fica bem.

Na sala de estar que é um ambiente muito utilizado, aposte em vários abajures. São peças decorativas que dão charme ao ambiente e ajudam a iluminar melhor, em especial as áreas onde são feitas leituras.

Use lâmpadas de LED.