Como Combater as Formigas Existentes nos Jardins?

Jardins requerem muitos cuidados, e um dos que mais atormentam as pessoas é em relação ao combate às formigas. As formigas vivem organizadas, estão presentes em nossa sociedade, e devem ser combatidas de maneira correta, caso contrário, acabam com o jardim, e não saem de lá de jeito nenhum.

Para quem não sabe, há mais de 7.500 espécies de formigas no mundo, distribuídas em quase todas as regiões do planeta. Elas só não existem nos polos e em algumas ilhas oceânicas. O que para nós é visto como ‘inimigo’, tem importante papel  na natureza: quando escavam o chão, para construir formigueiros, elas afofam a terra e ao trazerem  folhas picadas para seu ninho, contribuem para a fertilização do solo. São elas muitas vezes que carregam sementes e ajudam a espalhar espécies nativas.

Há ainda algumas espécies de formigas que protegem determinadas plantas, espantando animais herbívoros, em troca de alimento e moradia. O problema é o desequilíbrio ecológico. Se elas estiverem impedindo o desenvolvimento da horta ou jardim, há receitas caseiras para combatê-las. O importante é não usar produto tóxico, o que a grande maioria faz – caso não tenha outra maneira, consulte um especialista em dedetização de jardins.

Existem diversas maneiras que podem ser usadas para combater as formigas de um jardim, sem ter de fazer uso de produtos tóxicos. Uma delas é o cultivo de gergelim bravo próximo ao formigueiro –  ajuda a eliminar o inseto. Também é possível,  simplesmente, espalhar sementes desta planta no caminho  traçado pelas formigas.

Há ainda outras receitinhas naturais ensinadas por alguns engenheiros agrônomos. Mudas de hortelã-pimenta, calêndula e batata-doce, distribuídas pelo local atacado pelas formigas costumam funcionar bem, já que estas plantas são repelentes naturais para as formigas.  Elas também fogem da lavanda, manjerona, cravo-da-índia e alho. Amarrar na planta um saquinho de gaze, ou outro tecido, cheio de pimenta vermelha, também é um jeitinho muito usado.

Uma boa possibilidade para acabar com o formigueiro é jogar água em alta temperatura misturada com um pouco de detergente. Costumar dissipar bem as formigas. Se as formigas estão atacando suas árvores, a dica é enrolar uma faixa melada com graxa ao redor dos troncos. Será um obstáculo intransponível. Em vez da faixa, dá para usar uma lata, com graxa na parte interna.

Vale lembrar que a formiga de solo, ou lavadeira, é mais fácil de combater. Esta espécie ataca rabanete, beterraba e cenoura, penetrando no solo e retirando as partes comestíveis, então caso as tenha em sua horta ou jardim, faça uso de algumas dessas dicas.