Como Criar Um Jardim Com Custo Bem Baixo

Ter um jardim parece ser uma coisa muito complicada e além de tudo, muito cara. Jardins de grande porte, de fato, demandam muitos cuidados e, por consequência, custo bem elevado com toda a manutenção necessária. No entanto, para quem quer e tem espaço disponível para ter um jardim, é possível cultivar um jardim sem ter um custo muito elevado. Dependendo da proposta, é possível cultivar um jardim com baixíssimo custo.

Há diversas ideias e possibilidades para ter um jardim de baixo custo. Para isso, opte por  caminhos e passeios ao longo do terreno em que será cultivado o jardim, isto evita muita manutenção com o corte de grama, adubação, plantio e cuidados com as plantas.

Para fazer caminhos e passeios, utilize cascalho, concreto, cimento moldado ou pavimento intertravado de cimento. Caso opte pela primeira opção que lhe demos, cascalho; certifique-se de o cascalho do tipo angular, caso contrário o terreno irá ficar escorregadio. Se utilizar peças de mármore, escolha um mármore angular (menos de ¼ de centímetro). Evite pedras de mármore redondas ou de outro tipo. Lembre-se que deverá tirar as ervas daninhas que for encontrando, à medida que vai construindo os seus passeios e caminhos.

Procure ainda investir em decoração no jardim. Decore os espaços cobertos ou pátios existentes com cadeiras econômicas e mesas ocasionais há vários modelos que podem ser encontrados em lojas de materiais de construção, ou lojas de artigos de decoração.  Visite lojas de artigos em segunda mão, há grandes achados nesses locais.

Use palets para fazer móveis decorativos também é uma ótima opção. Assim, é possível dar mais movimento ao jardim bem como funcionalidade.

Não se esqueça de colocar uma pequena fonte em seu jardim. Caso o orçamento esteja apertado, faça uma usando uma bomba de água simples. Sai bem em conta.

Não pague para cortar a grama, corte-a você mesmo. A grama deverá ser cortada aproximadamente a cada duas semanas durante os meses de verão, para que esta se mantenha saudável. Use um pouco de nitrogênio de liberação lenta para fertilizar a grama e ajudá-la a mantê-la verde. Considere a possibilidade de plantar a semente de festuca, a sua grama resiste melhor à seca e não precisa de uma grande quantidade de fertilizante para florescer. Com o dinheiro da paga ao jardineiro, dá para comprar um cortador de grama simples, cuja manipulação é muito fácil de fazer.

Faça canteiros de flores, invista em plantas de baixa manutenção  e não se esqueça de árvores verdes tanto de baixo como grande porte.