Como Dar Um Toque Novo na Decoração da Casa

Uma dica preciosa dada pelos designers de interiores é que pequenas mudanças no ambiente podem gerar grandes efeitos. Trocar os móveis de lugar, colocar capas de almofadas novas, mudar as cortinas, fazer painéis. Todas estas pequenas mudanças que podem ser feitas pelo próprio morador e que são importantes para construir outro referencial, são mudanças rápidas e, o melhor de tudo, não pesam no orçamento mensal da família e / ou morador.

Vale sempre lembrar que uma boa decoração depende muito mais de ideias criativas do que de qualquer outra questão.  Quem gosta de quadros, por exemplo, sabe que este costuma ser um dos artigos mais caros e que sempre são deixados por último na decoração dos ambientes. E sempre vão ficando para trás e para trás. Que tal investir em uma tela pitada com tinta látex, na mesma cor da parede, apenas em tom diferente para dar destaque? Este é um truque que inclusive ajuda a expandir o ambiente. No entanto, vale salientar que é necessário que a tela ocupe grande parte da parede para dar este efeito de amplitude.

Outro truque valioso na arte da decoração – que também ajuda a aproveitar melhor o espaço dos ambientes – é fazer o uso de mesinhas laterais. Sempre se falou muito em mesas de centro e  mesas de canto. Aqui chamaremos de mesas laterais. Elas aproveitam bem aqueles cantinhos que eram deixados de lado. São funcionais, servem como apoio para livros, objetos, vasos com flores. Ficam lindas, não atravancam a circulação de pessoas, e o custo é bem baixo. Podem ser feitas em casa, por quem possua um pouco de noção de marcenaria.

Sabe aqueles pratos bonitos de morrer e que estão guardados no fundo do armário para, talvez, quem sabe, serem usados um dia? Então, faça um aproveitamento bem melhor deles. Pregue-os nas paredes. Pode ser na parede da cozinha, e por que não corredor e sala? Opte por pratos com cores chamativas, e que combinem com a parede. Deixe o mais bonito e chamativo ao centro.

Aposte no uso de vime. O vime é um material que ajuda a iluminar bastante os ambientes, uma vez que ele dá a sensação de liberdade ao local – isto porque é um material natural – Misture cadeiras de vime ao canto com almofadas grandes ou peças almofadadas. Ficam um charme.

Aposte em objetos decorativos de baixo custo. Velas, vasos de vidro com flores, vasos de cerâmica, tudo pode ser motivo para deixar a sua casa mais alegre e mais confortável. Use a criatividade.