Como Decorar Estantes

As estantes fazem parte de qualquer mobiliário de casas, de apartamentos e de escritórios. Elas são objetos altamente funcionais e muitas pessoas nem sabem viver sem elas. Acontece que muitas pessoas também não sabem como fazer a decoração delas de maneira funcional, adequada e decorativa. Conheça algumas dicas de como decorar as estantes de sua casa.

Muitas estantes possuem formatos inusitados, como as geométricas. Este modelo de estante está em alta no processo de decoração de ambientes mais modernos, que devem ser adequados aos pequenos e diferentes espaços residenciais. Os formatos vão além das clássicas prateleiras enfileiradas. O aspecto fica bem diferente, mas nem sempre é fácil usá-las com a mesma funcionalidade dos modelos comuns.

Quem possui um tipo de estante como esta, deve fazer o seguinte para decorá-la de maneira assertiva.  O segredo é colocar a criatividade em prática para conseguir o melhor resultado. E ter em mente que é preciso fazer escolhas, pois, dependendo do design de cada uma delas. Por isso, para não errar, antes de optar por uma estante geométrica tenha em mente o que será guardado dentro dela. Alguns modelos permitem apenas livros, acomodados de forma inclinada. Outros sequer vão permitir uma funcionalidade, vai ficar como uma escultura, complementando apenas a decoração da casa.

Lembre-se de que também cada objeto da estante precisa ter relação com o todo. Há quem invista em livros e coleções. Fica na moda. O importante é não encher demais o espaço. Faça uma separação de cores e volumes para não pesar. Empilhe os itens em repetição, assim, eles se transformam num bloco de cor, o que polui menos.

Vale sempre lembrar que estantes podem ser usadas em todos os ambientes de uma casa: banheiros, quartos, salas, cozinhas, escritórios, embaixo de escadas, lavanderias, isto  independentemente do estilo de decoração do cômodo. As peças combinam com espaços retrôs ou mais modernos. Na cozinha, por exemplo, uma estante pode funcionar como uma espécie de armário, nos quartos, na sala. É legal para ter objetos de uso diário sempre à mão.

Para quartos de crianças, as estantes podem acomodar não somente todos os brinquedos e livros, como também aquelas peças do vestuário que são usadas com maior frequência, reservando espaço do armário apenas para as peças que não precisam ficar à mão o tempo todo. Podem ainda servir para acomodar melhor mantas, cobertores de crianças, porque são menores e possuem o volume também menor.