Como Fazer Decoração Com Estampas Xadrezes

Quem gosta de ousar na decoração dos ambientes saiba que é possível, por exemplo, fazer uso de estampas em xadrez na decoração dos ambientes. É apenas recomendável que alguns cuidados sejam tomados para que o local fique bem harmônico e agradável. Saiba como decorar a sua casa, com esta estampa que pode ajudar a valorizar aquele cantinho que passava sempre desapercebido aos seus olhos.

A estampa xadrez é considerada no universo da decoração como um clássico. O xadrez há muito é visto em roupas e acessórios, e agora invadiu a decoração de interiores. Ela é bastante versátil, por isso é fácil de ser combinada. Brincar com as cores, tamanhos e padronagens de xadrez deixa o ambiente descontraído, em especial salas, quartos e até mesmo cozinhas.

Quem não tem medo de ousadia, pode apostar no uso de estampas em xadrez na forma de tecido, revestindo sofás, poltronas ou assento das cadeiras; ele também pode ser usado nas cortinas, almofadas, toalhas e edredons. Outra sugestão é apostar na estampa decorando uma das paredes de uma sala ou quarto, por exemplo. Isto pode ser feito por meio da aplicação de papel de parede, ou mesmo de tecido de algodão. Quem for fazer a aplicação no método “faça você mesmo” verifique a cola ideal para cada material. Se for papel de parede, use cola de contato. Tecido, cola branca funciona.

Já para quem quer apostar em xadrez, mas gosta de estamparia mais delicada, em ambientes que já apresentam tons fortes nos móveis, paredes e objetos, prefira o xadrez com fundo mais claro e que a padronagem, de preferência, apresente alguma das cores do restante da decoração.

Em ambientes mais neutros, invista no xadrez com cores mais fortes e alegres. Se preferir uma decoração mais discreta, aposte no tradicional xadrez vichy – aquele com cores em azul, vermelho, preto e amarelo no xadrez e o fundo branco, também conhecido como estampa de toalha de piquenique. Tradicional, agradável, clássico e sem erro.

Mas ainda é possível fazer outras combinações com xadrez. Em particular para serem colocadas em quartos. A mistura das estampas, floral ou listrada com o xadrez, deixa o ambiente ainda mais moderno e descontraído. A dica para não errar, é fazer a escolha de estampas diferentes com tons aproximados. A mistura de estampas fica agradável, tanto nos sofás, nas almofadas, em roupas de cama, nas cortinas ou até mesmo em enfeites das paredes. Quartos de meninos e meninas ficam excelentes com este tipo de combinação.