Como Usar Livros de Maneira Criativa na Decoração de Ambientes

Livros e mais livros. Nada melhor do que ter em casa uma diversidade de exemplares de livros maravilhosos e que possam ser lidos em quaisquer lugares da casa. Essa é a dica e a aposta de decoração que te feito a cabeça – e os ambientes – de muitas casas espalhadas por todos os cantos do planeta. Aproveitar os livros para fazer a decoração de diversos ambientes de maneira criativa, não é apenas uma tendência da decoração, mas também uma forma útil de incentivar cada vez mais a leitura.

Para quem possui muitos livros em casa e já não sabe onde guardá-los, não os encaixote em caixas ou pilhas que irão apenas ajudar a envelhecer os exemplares, assim como favorecer o aumento de traças. Os livros vão deixar os ambientes mais agradáveis, assim como alegres. Misturados, ordenados por tamanhos, cores, estilos de capas, podem servir como apoio para outros objetos de decoração, assim como funcionar como mesinhas de canto.

O modelo mais tradicional de usar livros na decoração é colocá-los em prateleiras ou estantes. Mesmo em cima de armários eles funcionam muito bem como objetos decorativos. A maneira mais comum de organizá-los e que poupa mais espaço, é colocá-los agrupados verticalmente, lado a lado. No entanto, é possível dar uma renovada na decoração, ou seja,  eles podem ser empilhados horizontalmente nas prateleiras, o que consome menos espaço e facilita a limpeza.

Já para quem deseja ter um efeito mais discreto na decoração feita com livros, separe- os por tamanhos e cores iguais ou em degradê. Caso prefira uma decoração mais divertida, os livros também podem ser misturados e empilhados com cores, tamanhos e posições diferentes.

Quem não quer colocar livros em prateleiras, estantes ou fazer pequenas pilhas e deixá-los diretamente no chão, há a opção de fazer a acomodação decorativa em cima de algum tipo de mesa. Os livros podem funcionar até mesmo como aparadores de outros objetos, se forem colocados na vertical e empilhados nas extremidades.

Outra forma bem bacana e original é usar os livros como suportes flutuantes. Eles ficam fixados na parede e dão a impressão de que estão realmente flutuando. Trata-se de uma tendência que pode ser vista em grandes lojas de decoração espalhadas pelo mundo inteiro.

Também é possível deixar livros nas prateleiras e nichos da cozinha, divididos por temas de culinária. Chique não?