Cuidados na Hora de Fazer a Compra de Alguns Utensílios Para Casa

Quando olhamos as fotos daquelas cozinhas maravilhosas e as comparamos com a nossa, em geral, dá um sentimento de angústia – pois nem sempre a imagem linda corresponde com a verdadeira. Vale sempre lembrar que imagens são imagens – precisam vender a ideia que está presente assim como todos aqueles lindos produtos. Mas, não desanime, se a sua cozinha não é tão bacana assim, algumas dicas podem ajudar a tornar sua cozinha muito mais organizada e bonita. Vamos lá então?

O primeiro passo é fazer uma limpa na cozinha e eliminar tudo o que não é útil ou não é usado para o seu real fim. Elimine todos os potinhos que “um dia talvez eu precise usar”. Faça o mesmo procedimento com panelas, pratos que não compõem jogos, copos, e assim por diante.

Feito isso, organize seus armários e prateleiras e veja de fato o que realmente você está precisando. Potes de vidro para armazenar mantimentos são sempre bem-vindos, funcionais, podem ficar a vista e, assim, também exercer a função decorativa.

Em seguida, comece observando as facas que têm em casa. Não adianta ter uma porção delas se nenhuma corta realmente. O ideal é ter a chamada faca do “chefe”. A diferença entre ela e as demais é que a faca do chefe apresenta múltiplas funcionalidades – serve para cortar desde pão até carne. O formato do cabo desse tipo de faca é anatômico o que colabora com o seu manuseio. Além disso, há modelos todos em inox, que além de não enferrujar, também não acumulam bactérias em seu cabo de madeira. A única questão é que costuma custar bem mais caro que as de mais. No entanto, vale o investimento.

Tenha também uma boa faca para corte de legumes. Muito prática, serve para todos os tipos de legumes e frutas. Evite aqui também as com cabo de madeira. Duas facas boas na cozinha são o suficiente. Assim, já abriu espaço e eliminou objetos sem serventia e que estavam acumulados.

Outra observação é quanto às tábuas de cortar. Todos os tipos de tábuas acumulam algum tipo de sujeira, quer sejam de plástico, quer sejam de madeira. Os modelos de vidro são bem mais bonitos, mas danificam o corte das facas, mesmo que seja a melhor faca do mundo. O ideal é a de madeira grossa, com acabamento polido. Mesmo assim, com o passar do tempo, ela irá cumular bactérias. O ideal é logo após o uso fazer uma higienização com água sanitária e sol.