Decorando Cozinhas Com Madeira de Demolição

Um dos queridinhos da decoração moderna é a decoração feita com material de demolição. O material está em alta por inúmeras razões, dentre elas, a questão de reaproveitamento de materiais que ajudam na preservação do meio ambiente. Mas não se engane. Não é porque se trata de um material de reuso é mais econômico. Os materiais de demolição, quer sejam eles móveis, quer sejam outros tipos de peças decorativas, costumam custar o dobro do preço de outros que são considerados convencionais. Em contrapartida, o efeito da decoração de determinados ambientes, ganha uma beleza rústica e que não costuma demandar muita manutenção.

E uma das grandes apostas é fazer o uso de material de demolição para decorar cozinhas. Não importa se as cozinhas são as de casas e apartamentos na cidade ou no campo, o efeito de aconchego será sempre o mesmo.

Cozinhas pequenas, por exemplo, podem ganhar decoração com peroba de demolição com formiga. Apesar de se tratar de um revestimento visualmente mais pesado e rústico, misturar linhas minimalistas com fórmicas coloridas, suavizaram e modernizaram o visual. O projeto pode ser usado em  ambientes mais amplos também.

Quem não deseja fazer a incorporação em paredes, pode apostar em móveis fabricados com madeira de reaproveitamento. Os móveis são charmosos e combinam com os mais diferentes tipos de peças decorativas, podendo até mesmo ser misturados com outros modelos e revestimentos de móveis. Para modernizar, suavizar e até ampliar o ambiente, combine os móveis rústicos com vidros coloridos, acrílicos, almofadas e outros elementos em materiais bem atuais.

Já para as pessoas que curtem mesmo uma decoração mais campesina, com visual bucólico das fazendas, a madeira de demolição pode ajudar a levar um pouquinho desse ambiente para dentro de casa. Os modelos com resíduos de tinta colorida, pátina ou outros acabamentos rústicos, ajudam a compor o estilo ruralista. Para decorar casa de campo, aposte na estética da madeira de demolição.

Mas é sempre bom lembrar que para fazer este tipo de projeto em sua casa, e em especial no mobiliário da cozinha, tem de bater bastante perna por lojas, antiquários e afins. Estes móveis não costumam sair barato.

Outra opção para quem tem tempo disponível e certa habilidade com a marcenaria, pode fazer a compra da madeira de demolição e projetar os móveis de acordo com o gosto pessoal. Dá um pouco mais de trabalho, no entanto, o resultado é bem interessante, tanto visual quanto econômico.