Decore a Casa Com Caixotes, Pallets Sem Gastar Muito

Decorar a casa valendo-se de uso de caixotes, pallets e carretéis pode ser uma ótima pedida para mudar totalmente os ambientes sem gastar uma pequena fortuna. Todos sabem que a decoração é uma das partes que saem mais caro na hora de fazer uma pequena reforma. No entanto, é sempre importante deixar os ambientes mais aconchegantes, confortáveis e bonitos, sem ter de usar toda a reserva ou fazer dívidas. Principalmente, em épocas em que a economia não vai lá tão acelerada.

O primeiro passo para quem vai investir nesse tipo de decoração de reaproveitamento de  materiais, é verificar o estado de conservação e, em seguida, fazer uma boa limpeza antes de transformá-los em móveis ou objetos úteis de decoração.

Os pallets, por exemplo, têm como papel inicial auxiliar no transporte de cargas em empilhadeiras, mas podem ser transformados em cabeceiras, suportes para camas e sofás, mesas, aparadores e outros objetos. Tudo dependerá da sua criatividade. Então, aposte em colocar vasos em um caixote pintado ou criar nichos na parede com eles. Já os carretéis de tamanhos variados, podem se transformam em mesas e bancos. O ideal para não perder a sofisticação é usar apenas um item por vez e não escondê-lo. Deixe-o sempre em destaque, mostrando que foi intencional o uso desse objeto e não improviso.

Vale sempre lembrar que, na hora de escolher o item a ser reutilizado, é importante tomar alguns cuidados. Um deles é observar se a madeira não está podre e nem com partes quebradas. Também procure saber qual a sua procedência com a garantia de que a madeira é bacteriana ou quimicamente segura, sabendo que não estava transportando agrotóxicos ou afins. Não se esqueça,  ainda, de verificar também o odor, se está com óleo ou muitos pregos.

Higienize todas as peças antes com água sanitária, sabão e água. Feito isso, deixe-as secar no sol forte, para que todas as bactérias e impurezas sejam eliminadas. Em seguida, as peças de madeira de reuso podem ser cortadas e remontadas ou utilizadas na forma original e, então, lixadas e envernizadas ou pintadas.

A criatividade aqui é que impera. São inúmeras formas de reaproveitar. Pode aplicar papel de parede, adesivo, pintura, iluminação por trás, efeito pátina, tamponamento em vidro. Para os mais afeitos com as habilidades manuais, vale apostar ainda na técnica de decoupagem em que se cobre uma superfície com recortes de jornal, revista, papel e mesmo a aplicação de mosaico.