Decore Sua Cozinha Para Que Ela Fique Mais Funcional

A cozinha é talvez o ambiente da casa onde mais há movimentação de pessoas. Levando isto em consideração, a cozinha precisa ser prática, organizada para ser mais funcional para os moradores e os visitantes. E para que isto ocorra são necessárias algumas atitudes e um bom planejamento do espaço.

A cozinha, bem como todos os demais cômodos da casa, precisa ter a cara de seus moradores. Nela são passadas as horas mais importantes de dia: as refeições, os encontros em família, as reuniões com os amigos. A cozinha não serve apenas para preparar os alimentos que serão consumidos, mas também o acolhimento oferecido às pessoas que estão na casa.

E para que a cozinha seja prática, não é aconselhável que muitos móveis e eletrodomésticos estejam dispostos por todos os cantos. Tenha apenas o que realmente é necessário e prático no dia a dia. Não se esqueça de que muitos objetos dificultam a limpeza e organização, fundamentais para uma cozinha prática e acessível. Vale ainda lembrar que é na cozinha o local onde mais se acumulam sujeiras e bactérias, ao contrário do que muitos pensam.

Pia, geladeira e fogão precisam estar próximos uns dos outros. De preferência, que formem um triângulo. Esta pequena medida permite uma melhor circulação na cozinha, sem contar que garante uma sensação de amplitude, em especial em cozinhas pequenas.

Os eletrodomésticos devem estar organizados em posições estratégicas de uso. Não deixe tudo à mostra, isto confere um ar de desorganização e tumulto. Selecione efetivamente o que é usado no dia a dia, e os mantenha visíveis.

Também adote o hábito de ter vasilhas e panelas que realmente são necessárias. Pense no especo que possui para guardá-las. Não é viável ter muitos potes se não há lugar para organizá-los adequadamente. As panelas de uso essenciais podem, inclusive, ficarem limpinhas em cima do fogão. Se forem as coloridas, vão dar um toque a mais na decoração do ambiente.

Organize a sua pia. É nela que são preparados os alimentos que serão servidos para a família. Tudo deve ser funcional, muito fácil de limpar e organizado, preferencialmente.  Tenha um bom escorredor de louças, mas o mantenha longe da torneira para facilitar a secagem das louças após a lavagem.

Evite o uso de pano de pia, pois este acumula muitas bactérias. Também mantenha sempre dois panos de prato para facilitar o uso. Não coloque cesto de lixo na pia. Acumula bactérias e é bem anti-higiênico.