Dicas de Como Decorar a Cozinha Investindo nas Mesas

A cozinha há muito tempo deixou de ser um ambiente da casa, onde apenas as refeições são preparadas. Ela é um ponto de encontro dos membros da família, para a realização mais informal das refeições. Dependendo do estilo, também é um local adequado para receber os amigos para uma pequena confraternização e happy hour.  Por conta disso, a decoração da cozinha precisa ser funcional e prática, além de bonita e aconchegante.

Por isso, é sempre importante decorar a cozinha com todos estes detalhes em mente. Vale lembrar que as refeições também serão feitas em grande parte na cozinha o que faz com que seja necessário que uma boa mesa seja colocada à disposição dos moradores da casa.

Nesse ponto, também é importante analisar o tamanho da cozinha e verificar se existe a real possibilidade de colocar uma mesa nesse ambiente. Em geral, os novos empreendimentos disponibilizam cozinhas muito pequenas ou ainda em foram de retângulos muito com a largura no mínimo desejável. Para quem faz questão de colocar uma mesa em qualquer que seja o modelo de cozinha, é fundamental que desta seja tirado o melhor proveito.

Para quem tem uma cozinha espaçosa, grande e gosta de oferecer jantares à família e aos amigos, a solução ideal é escolher uma mesa independente do resto da mobília que, além de espaçosa, deve complementar a decoração do local. Uma mesa em madeira (de nogueira, por exemplo) é sempre uma solução com muito requinte.

Já para aqueles que possuem cozinhas de tamanho médio – entre 2,5 x 2,5 – ou medidas aproximadas, o ideal é investir em bancadas ou mesas junto às paredes e aos móveis. Apesar de criar um ambiente menos informal do que a mesa independente este tipo de mesa serve para várias pessoas se sentarem e, ao mesmo tempo, é também uma bancada para cozinhar.

Para quem tem uma casa de campo, que possua estilo mais moderno, as mesas acompanhadas de uma pequena divisória e banco fixo apresentam uma boa maneira de aumentar o espaço dos usuários. Para criar uma zona de refeição muito agradável, lembrando-lhe os velhos tempos familiares, aproveite bem a luz e ornamente o espaço com acessórios à moda antiga: toalhas bordadas e jarras com flores conferem um ambiente bastante acolhedor.

Para os que, infelizmente, possuem as chamadas cozinhas “modernas” que não demandam de espaço, escolha um modelo de armários com mesa anexada. É uma sugestão muito prática para pessoas que vivam sozinhas e necessitam apenas de uma zona maior de refeição em situações especiais – para estas a sala é o local indicado.