Publicidade:

Muitas pessoas não sabem como montar e muito menos decorar um banheiro que será usado por pessoas idosas. É sempre importante ressaltar que o banheiro é o local mais suscetível para acidentes de pessoas idosas. Elas podem facilmente escorregar, levar tombos, sendo que alguns podem trazer algumas consequências bem desagradáveis. Então, é muito importante saber como montar e decorar um banheiro bem seguro para os idosos.

Publicidade:

Previous Image
Next Image


Publicidade:

Em um banheiro não  há somente a questão da água que se acumula no piso do box que pode significar um perigo iminente aos idosos. São vários os elementos que devem ser muito bem planejados e por todas as partes – pias,  vasos sanitários, chuveiros -, sempre apresentando o risco de molhar o piso, como também o vapor de um banho quente pode tornar as superfícies bem escorregadias.

Os idosos não apenas possuem maiores limitações de visão e equilíbrio como, nessa idade, muitas vezes não possuem quem os auxiliem em possível socorro. Para quem puder fazer a contratação de um cuidador que fique durante o dia, pelo menos, com o idoso, é uma boa pedida.

Um banheiro para idoso deve ser espaçoso. O ambiente deverá comportar pelo menos duas pessoas, essa é a medida referência. Além disso, um espaço maior facilita a circulação do idoso e evitará que ele esbarre constantemente em quinas e objetos, prevenindo quedas. O espaço também é importante porque em algum momento será necessário instalar barras de segurança – estas ajudam na locomoção mais segura dos idosos. Para isso existem as barras de segurança, que devem ser instaladas ao lado do vaso sanitário e dentro do box.

Por mais que sejam bonitos, tapetes não são colocados em banheiros de idosos. Os tapetes nesse, caso devem sem abolidos totalmente. Em caso de necessidade de um tapete na entrada do box, o ideal é usar um emborrachado, que não escorregue de forma alguma. Teste antes de o idoso usar o box do banheiro.

O piso do box é outra questão que deve ser bem pensada. O correto para que se mantenha uma segurança plena é não fazer uso de pisos comuns, nem mesmo porcelanatos. Emborrache todo o piso de dentro do box. Assim, o idoso estará bem mais seguro.

Também é importante ressaltar que o banheiro que será usado pelo idoso não deve ser “lindo de morrer”, mas seguro para que não aconteça nada com ele.

Você também vai gostar de:

Tags: , ,