Dicas de Como Recuperar Plantas e Jardins Ressecados

Às vezes, mesmo quem trata as planta com cuidado e todo o carinho necessário pode se surpreender com alguns vasos completamente secos, cheios de flores e folhas murchas. De maneira geral,  isso acontece porque o solo ficou compacto e endurecido, impedindo a entrada da água. Nesse caso, é necessário tomar providências urgentes para evitar que a planta morra.

Há várias pequenas atitudes que permitem que aconteça a recuperação do solo, bem como das plantas de maneira eficaz, sem que seja necessária a visita de um profissional  especialista em cuidar de jardins ou manter projetos paisagísticos. Com alguns apetrechos, é fácil fazer a manutenção e a recuperação das plantas que estão sofrendo por falta de manutenção adequada.

Com um garfo, tente quebrar o torrão sem danificar as raízes. Em seguida, mergulhe inteiramente o vaso num balde de água, deixando apenas as folhas para fora. Borrife a folhagem com água e mantenha o recipiente submerso até pararem de subir bolhas de ar. Então, retire a planta do balde e deixe o excesso de água escorrer pelo furo de drenagem.

Aproveite a terra úmida e revolva mais profundamente o solo. Se der, substitua a camada superficial por um substrato novo. Se ainda em  algumas semanas a planta tornar a ficar murcha e ressentida, o único jeito é substituir inteiramente o substrato por uma terra nova, bem solta e rica em nutrientes.

Também é interessante salientar que não é somente por falta de água que as plantas de um jardim podem estar com aparência desgastada, ressecada. Há vários outros problemas que podem estar diretamente relacionados à saúde das plantas.

E como fazer para identificar tais problemas? Basta que aconteça uma observação assertiva por parte de quem faz a manutenção do jardim. É importante observar, por exemplo, se há uma baixa umidade atmosférica do ar. Nesse caso, é muito corriqueiro que as plantas apresentem além do ressecamento, também pontas amareladas e / ou marrons.

Existe ainda uma outra possibilidade, que acontece com certa frequência por parte de quem não possui lá muito conhecimento em preparo de solo: uso excessivo de fertilizantes também pode causar ressecamento nas plantas.

Além disso, é sempre importante verificar se o substrato está retendo líquido suficiente no fundo do solo. Em muitos casos, a simples troca do substrato, ou a reposição dele podem ser suficientes para recuperar as plantas e deixá-las com um ar de mais saudável.