Dicas de Como Usar Cortinas na Decoração da Casa

Para qualquer decoração de ambientes, o uso das cortinas pode ser determinante a obtenção de efeitos aconchegantes e mais agradáveis nos ambientes. As cortinas não somente possuem uma função estética, como também funcional em todos os ambientes onde elas são colocadas.

Para quem não sabe, as cortinas participam da composição das cores do espaço em questão, por exemplo, um living, onde todos os tecidos se combinam; o do sofá, das almofadas, das cortinas, do tapete, enfim, e assim criam uma atmosfera de conforto e equilíbrio. Além disso, as cortinas formam barreiras que ajudam a proteger a área interna das visões que são advindas das áreas externas das casas e apartamentos. Em outras palavras, elas ajudam a vedar a passagem da visão do mundo exterior e vice e versa.

Mas não é somente isso. As cortinas filtram a luz do dia, e assim conseguem criar uma certa harmonia dentro do espaço interno, com relação a intensidade adequada de luz que irá entrar no ambiente em questão. Uma boa dica é apostar em cortinas que seja feitas de um tecido denominado de blackout, as quais usadas em salas de home theater, bloqueiam a passagem total da luz para dentro do ambiente, e criam a atmosfera adequada para um “cinema”.

E na hora de fazer a escolha mais assertiva da cortina para a decoração de sua casa, é importante se atentar para algumas questões. A primeira delas  são as medidas que precisam estar corretas. Nunca faça uma cortina menor do que há para ser recoberto. Também lembre–se de escolher um tecido que fique totalmente harmonioso com o ambiente já previamente planejado e/ou decorado. É muito importante aqui calcular pelo menos 15 a 20 centímetros a mais em cada lado da janela, ou porta em questão.

Além disso, a altura da cortina dependerá fundamentalmente do tipo de ambiente em que a cortina será instalada. Por exemplo,  em escritório, suítes, sala de jogos, cozinha ou até um lavabo, as cortinas podem ficar até a 20 centímetros do chão. Já em salas de estar, de jantar, quartos, no geral, as cortinas devem ficar a dois centímetros do chão. A distância é apenas para que ela não se arraste no chão.

Também é possível fazer o uso de um cortineiro no forro para dar um charme a mais em sua cortina. O cortineiro é um rasgo no gesso da largura do vão da janela, mais os 20 centímetros de cada lado, por uma profundidade de 15 centímetros, para embutir o trilho da cortina e escondê-lo. Muito usado ultimamente, pois é muito moderno.