Dicas de Como Usar Papel de Parede na Decoração de Lavabos

Pode parecer muito estranho para algumas pessoas, mas usar papel de parede para revestir o lavabo é uma tendência que veio para ficar. O papel de parede é um material para revestimento que, segundo historiadores, teria sido inventado na China.

O papel de parede surgiu como elemento decorativo mesmo, e já era usado pelos chineses antes mesmo da era cristã. Totalmente produzido com papel de arroz, passou a ser produzido como pergaminho, posteriormente, ganhando cores e motivos desenhados por artesãos especialistas no assunto. O papel de parede teria chegado à Europa entre os séculos XVI e XVII, por intermédio dos comerciantes árabes.  Foi então que o papel de parede passou a substituir as tapeçarias e as telas na decoração de paredes, lavados, portas, janelas.

É dessa época que se resguarda a questão de que o papel de parede, além de ser um item caro, é ultrassensível. No entanto, de lá para cá houve uma evolução significativa na qualidade e nas propriedades do material, o que fez do papel de parede um ótimo revestimento para todas as áreas, inclusive as úmidas.

Embora os lavabos não tenham a mesma umidade e vapor que está presente nos banheiros, ainda há certa resistência em usar o material para revestir as paredes desse tipo de ambiente da casa, sobretudo entre pessoas que desconhecem a evolução do papel de parede.

E há diversas vantagens em se optar pela colocação de papel de parede em lavabos. Primeiro, ele está em alta, sobretudo se for para aplicá-lo em apenas uma parede para dar destaque. Os preços dos papéis de parede caíram muito nos últimos tempos, e a qualidade aumentou relativamente. Além disso, há uma diversidade de materiais, como vinílico, que pode inclusive ser lavado.

Outras questões ainda podem ser levantadas que favorece o uso do papel de parede. A facilidade de aplicação do material, que muitas vezes, dispensa mão de obra especializada. Há ainda uma riqueza de detalhes, bem como padrões e imagens que assim ajudam a dar uma beleza diferenciada ao local.

Vale lembrar que a utilização de papel de parede deve também seguir alguns cuidados básicos. Antes de sair escolhendo o papel de parede é importante observar as características do lavabo. Feito isso, deve-se então escolher algo que se adeque na perfeição a esse espaço, ao seu estilo, as suas cores, e claro, os restantes revestimentos já existentes.