Dicas de Decoração Como Iluminar Adequadamente a Cozinha

De acordo com os especialistas em decoração, a iluminação é a parte final de todo o processo de decoração do ambiente. Seria, em outras palavras, “a cereja do bolo” em uma casa. É a iluminação que deixa o local mais brilhante, mais aconchegante, e ainda confere aos locais a sensação de mais espaço. Além disso, a luz correta no ambiente também ajuda a proporcionar muito mais beleza ao local.

No entanto, nem todas as pessoas sabem como usar adequadamente os artifícios e os recursos da iluminação, tirando o melhor proveito dela.  Uma boa iluminação na cozinha, sobre a bancada, por exemplo, pode evitar acidentes, já que auxilia a visão de quem está cortando os alimentos. E não é somente isso, a iluminação adequada ajuda ainda a garantir uma assepsia correta do ambiente, dos alimentos e dos utensílios usados no dia a dia.

Para quem vai ainda planejar a decoração da sua casa, ou remodelar a iluminação de sua cozinha, algumas dicas podem garantir o sucesso do projeto, auxiliando os moradores no melhor aproveitamento da iluminação local. O indicado é que a iluminação de uma cozinha seja pensada por “zonas” ou áreas específicas. Isto porque cada pedacinho da cozinha precisa ter uma atenção especial.

Para entender isso melhor, é importante conhecer um conceito básico de decoração de cozinha. Este é um ambiente que é dividido em três zonas, ou áreas. São elas: área de culinária, área de armazenamento, área de lavagem.

A área ou zona de culinária é a mais importante das três zonas, já que é nesta em que se dá o preparo dos alimentos. Neste ponto a iluminação deve ser com luz direta e lâmpadas fluorescentes brancas para não esquentar o ambiente.

A área ou zona de armazenamento é o local onde fica localizado o refrigerador, armários e fruteiras. Neste caso a luz não precisa ser direta e nem em excesso, podendo ser de menos intensidade.

Já a área ou zona de lavagem pode ter iluminação indireta, no entanto, vale optar sempre por lâmpadas brancas que deixa o ambiente mais claro.

Também é fundamental que ao se pensar um projeto de iluminação, seja ele para qualquer ambiente, o decorador tire o máximo de proveito da iluminação natural. Vale sempre lembrar que vivemos tempos em que o consumo de energia, no mundo inteiro, é um sério problema a ser enfrentado. Então, alternativas para não ter de deixar as lâmpadas acesas diariamente, são fundamentais.