Escolha a Tinta Certa Para Áreas Externas e Internas da Casa

Embora poucos saibam, quando se trata de decoração a pintura das paredes de uma casa, faz parte do projeto de decoração dos ambientes. A escolha das tonalidades de tintas, das texturas que serão aplicadas nas paredes, influencia diretamente no estilo escolhido para decorar o seu lar. Ter atenção a este aspecto é muito importante para conseguir obter o resultado desejado.

Vale ainda lembrar, em particular àqueles que irão fazer as pinturas no sistema “faça você mesmo” que a decoração das paredes internas e externas de uma casa varia de acordo com o gosto de cada um, isto é fato. No entanto, quem está desejando fazer uma renovação nas pinturas das paredes da casa, tanto interna quanto externa, deve saber que existem tintas específicas para as duas áreas.  Sabendo disso de antemão, não haverá erro algum na hora de definir e fazer as pinturas das paredes das diversas áreas da casa.

Também é importante lembrar que a escolha da cor da tinta, influenciará diretamente na escolha do mobiliário, ou na mudança de forros, cortinas, e objetos decorativos. Não dá, por exemplo, para ter uma parede verde com móveis nos quais predominem uma coloração avermelhada. Não ficará harmônico no conjunto.

Para áreas externas da casa, vale lembrar que o correto é escolher por uma única tonalidade de tinta. Isto porque em muitos casos, o que os moradores acabam fazendo é a aplicação de grafiatos – não saem de moda, são ideais para protegerem contra umidade, e estes podem ser aplicados diretamente sobre o reboco, o que ajuda a economizar no orçamento. Além disso, uma vez que ele é aplicado, já sai na cor escolhida pelo cliente. Mas vale não confundir grafiato com textura. Esta última deve ser reservada para as paredes internas da casa.

Já na área interna, é possível explorar muito mais a criatividade. Aposte no uso de cores mais vivas para determinadas áreas – marrom, vermelho, verde, amarelo, azul – são cores que estão em alta e que ajudam muito a valorizar a decoração dos interiores. Vale ainda lembrar que são cores que caem bem com móveis de madeira ou em MDF que tenham variações de madeira.

Aposte ainda na aplicação de texturas em alguma parede. Assim, é possível dar um destaque maior ao ambiente. A textura, assim como o grafiato, costuma já ser vendido na cor desejada.