Inspire se na Decoração de Estilo Inglês

Tradicional, inspiradora, conservadora e rica em detalhes. É assim que se pode definir a decoração no melhor estilo inglês. Embora, para muitos, possa ser um estilo de decoração altamente rebuscado, para outras, é o estilo ideal para quem gosta de requinte, e elegância. Veja algumas dicas para inspirar-se na decoração do melhor que existe no estilo inglês.

O estilo de decoração inglês é talvez, para os tempos de hoje, considerado um exagero ou um estilo por hora já ultrapassado. Isto porque este tipo de decoração se caracteriza fundamentalmente como sendo exagerado e rico em detalhes. A decoração no estilo inglês é muito ornamental. Isto pode inclusive ser observado em filmes que são ambientados em alguma parte da Inglaterra. Vale apontar que não se trata de filmes dos séculos XVIII e XIX apenas. Nas casas, até hoje é possível perceber o tipo de construção rebuscada, típica da aristocracia londrina e que tão fortemente influenciou a decoração até os dias de hoje.

A decoração ao melhor estilo inglês é muito marcada por traços românticos – estampas florais combinadas com listras formando uma mistura muito delicada. Outro ponto alto desse estilo de decoração são os acessórios. Muitos quadros, objetos, espelhos e fotografias contam histórias além de decorar e deixam o espaço carregado, mas cheio de personalidade. Almofadas e mantas aparecem com estampas de riscas ou texturizadas. O mobiliário típico é feito de madeira, os tons que predominam são os sóbrios, mas o azul e os tons avermelhados também tem seu espaço e os detalhes em dourado se destacam.

Outro detalhe que não pode se perder de vista, são as cortinas. O que para muitos passaria despercebidamente, para quem gosta de decoração no estilo inglês é um ponto dos mais altos. As cortinas podem ser apontadas como protagonistas em uma decoração de ambientes. Elas costumam ser volumosas, com borlas e bandôs e também estampadas. Isto ajuda a compor o a mistura com outros elementos como a cama, a poltrona, ou o sofá. Os tecidos das cortinas e sofás podem ser de chenille, cetim, veludo ou até ceda. Os acolchoados também aparecem muito.

Outra peça que é fundamental é o tapete. O tapete ajuda a compor um ambiente clássico inglês. Os que têm desenhos ornamentados ajudam a compor o clima suntuoso e elegante.

Não se pode ainda esquecer das louças, tão típicas na cultura inglesa. Muitas delas ajudam a compor a decoração, em especial bandejas com xícaras e bules, clássicos do chá das 17h00.