Renove os Itens da Sua Casa Com Ajuda da Reciclagem

Hoje é uma tendência mundial evitar o descarte e fazer a renovação de móveis antigos ou daqueles tenham pequenos estragos e por conta disso, seriam descartados. Lixar, pintar com uma nova tonalidade de tinta ou verniz, fazer uma pátina ou aplicação de tecidos, garante uma nova vida – e mais durabilidade – ao móvel. Pensando nisso, é possível renovar diversos itens da casa, com ajuda de técnicas de reciclagem, sempre usando a linha do “faça você mesmo”.

Uma boa pedida é iniciar uma limpa em casa e verificar os itens que se deseja renovar. Em seguida, listar o que será doado – não descarte, há várias instituições de caridade que precisam de tudo um pouco. Em seguida, liste aquilo que precisa ser renovado, o que será aproveitado, e o que precisa ser comprado. Busque então locais especializados na venda de móveis – brechós que revendem peças de luxo – grandes marcas, peças de designers renomados.

Nesses espaços, costuma-se encontrar até mesmo móveis que fizeram parte de decoração de casas de famílias tradicionais que venderam após partilha de bens. Há ainda a possibilidade de encontrar uma gama de objetos de decoração e até mesmo utensílios domésticos em ótimo estado e que farão a renovação da sua casa.

Para os que têm habilidades manuais e não precisam pagar pelo processo de restauração, até mesmo pneu velho pode tornar – se  uma bela mesinha de canto. Também é necessário que algumas ferramentas façam parte do arsenal da casa: lixadeira, cortadeira, serras, lixas, tintas.

E sabe aqueles pratinhos e talheres que sobraram da festinha de aniversário de um filho ou de um sobrinho? Os descartáveis podem virar belíssimas peças decorativas. Os pratinhos, coloridos ou não, podem ser colados nas paredes dos quartos das crianças, garantindo uma decoração diferente e alegre. Já as colheres de plástico, que iriam para o lixo, podem se tornar luminárias bem bacanas e que podem ser instaladas na cozinha, na sala de jantar. Basta que sejam retirados os cabinhos e coladas uma após a outra em um recipiente como aqueles galões de água.

Aproveite ainda para dar uma boa organizada em armários e até mesmo apostar em modelos de nichos – feitos todos de material de reuso. Sabe aquele armário que não gosta mais? Desmonte-o e transforme em um belo aparador, mesinha central, ou suporte e bandejas para decorar os ambientes.

Tudo barato, fácil e criativo.