Truques Para Aprender a Fazer Decoração Simples e Barata

A decoração é uma arte importante para tornar os ambientes da casa aconchegantes e confortáveis, no entanto, nem sempre necessário comprar itens caros para deixar o lar com a identidade do morador. Com muita pesquisa e criatividade, e alguns truques importantes, a decoração pode ser muito mais barata do que se imagina e divertida.

Para fazer a decoração dos ambientes de uma casa, é muito mais importante ter criatividade e conhecimento de espacialidade do que ter um orçamento bem avantajado para sair comprando peças, objetos, papel de parede, móveis e assim por diante.

É imprescindível que a pessoa que fará a decoração conheça bem o estilo da casa, do morador (no caso de o próprio morador fazer a decoração, ter a ciência do que deseja para sua casa) e aprender que menos é sempre mais em uma decoração. Quem quer uma casa bonita e aconchegante, deve sempre apostar em peças coringas que dão um toque final no conjunto e não carregar demais os ambientes.

Vale ainda lembrar que a simplicidade é a chave de todo o sucesso de uma decoração. Não invista em um mobiliário todo rebuscado, carregado em cores, somente porque está na moda. Faça uso de bons móveis, funcionais, e que podem ser mesclados entre peças que estejam na moda – aposte em móveis que tenham cores como amarelo, azul, pink, preto e cinza – estes evidenciam os ambientes, dão um toque charmoso e nunca saem de moda.

Para salas, aposte em sofás únicos e poltronas, um rack e prateleiras. Nada de estantes gigantescas. Elas até são úteis, mas funcionam bem em escritórios grandes, bibliotecas. Se não tiver como abrir mão do móvel, opte por um que seja bem funcional – rack, prateleira e painel para tevê.

Também evite muitos móveis que não tenham função. Mesas de centro, e mesas de canto podem servir como apoio para objetos decorativos, livros. Não custam muito, podem inclusive ser elaboradas em casa e não ocupam espaço. Este, por sua vez, deve ser sempre otimizado. Vale lembrar que a ideia é trabalhar com a premissa de que “menos é sempre mais”.

Visite brechós e antiquários, antes de fazer qualquer compra em megastore. Estas lojas costumam abrigar algumas raridades e achados que em nenhum outro lugar será possível encontrar. Além disso, o custo de peças pode ser  1/3 do valor de um mesmo artigo, ou similar, novos.