Use Porcelanato em Todos os Cômodos da Casa

Para quem está querendo redecorar a casa e fazer a mudanças dos pisos, para dar um ar de mais modernidade aos ambientes, uma aposta bastante assertiva é apostar no uso de porcelanato.

O porcelanato é um tipo de revestimento que foi criado no final dos anos 1970, e que hoje se encontra no que os decoradores consideram o auge de sua popularidade, assim como o momento em que este tipo de piso apresenta o mais alto nível de qualidade. Como se trata de um revestimento de alta tecnologia e feito à base de cerâmica, ele pode ser usado em todos os ambientes da casa, mesmo que seja nos quartos e salas.

O porcelanato possui algumas características que o distinguem de um revestimento comum. A primeira delas é quanto a absorção de água. O porcelanato por ser minimamente poroso, possui baixíssima absorção de água. Além disso, sua enorme variedade de texturas e acabamentos permite que seja utilizado em praticamente qualquer espaço da casa – interno ou externo, em pisos ou paredes. No mercado hoje, há uma grande quantidade de fabricantes e fornecedores de porcelanato. A diversidade de modelos e preços é bastante grande, popularizando ainda mais esse tipo de revestimento que apresenta também um alto padrão de durabilidade.

Em geral, o porcelanato apresenta medidas a partir de 45 x 45 cm. No entanto, há medidas bem maiores. Algumas placas podem chegar a ter até 2 metros quadrados. Quanto a espessura, a média apresentada pelas peças é de 10 mm, mas é possível também encontrar algumas marcas que comercializam porcelanato em espessuras um pouco mais finas, que não chegam a ser igualadas aos revestimentos comuns.

Para quem quer formatos de espessura e tamanhos diferenciados – placas grandes ou mais finas deve saber que se trata de uma tendência no mundo da arquitetura e decoração. Mas vale lembrar que o profissional que irá assentar os porcelanatos deve ser altamente qualificado e já possuir experiência na colocação dessas peças, isto porque elas devem ser manuseadas com relativo cuidado, para não quebrar e ainda não ficarem colocadas fora de padrões especificados pelos fabricantes.

Na hora de fazer a escolha e a compra, é imprescindível que além de beleza, preço e qualidade, um outro item seja verificado: o PEI. O PEI é a indicação de dureza de cada peça. Ela indica a resistência da camada de esmalte do porcelanato em relação ao movimento de indivíduos, objetos e veículos, podendo ir de 0 a 5.